consultordemarketing, consultoriademarketing, empreendedoresdigitais, estrategiasdemarketing, marketingdigital, planejamentoestrategico, rodrigomendonca, rodrigomendoncaomentor, futebol, seleçãobrasileira, copadomundo
Pular para o conteúdo

Como montar uma equipe campeã

Chegou mais uma Copa do Mundo e todo brasileiro passa a se sentir como técnico da seleção. Cada um tem seu palpite sobre os nomes que devem ser convocados para compor a equipe que vai buscar mais um título para a nossa coleção. Para montar uma equipe vitoriosa é preciso muito critério e atenção aos nomes selecionados. São feitos testes diversos e observações minuciosas para que não se tenha dúvida sobre os nomes escolhidos. 

No entanto, não é só no futebol que essa atenção aos detalhes é fundamental. Quando você vai montar a sua equipe de trabalho é preciso estar atento a alguns pontos. Eles vão fazer com que você tenha acesso aos nomes ideais para que seu negócio seja um sucesso. 

Mas quais pontos são esses?

Em primeiro lugar, os nomes escolhidos precisam ter um perfil profissional 100% alinhado com os objetivos da sua empresa. Essa confluência é fundamental para que a equipe jogue junto e com o mesmo foco. Para isso, é importante que você estabeleça suas metas e os caminhos que deseja traçar. Dessa forma, você consegue delimitar quais os tipos de profissionais está procurando, e para quais funções eles devem ser indicados. Claro que isso vai lhe dar um melhor direcionamento na hora do processo seletivo ou da entrevista. Não gaste energia com candidatos que não se enquadrarem no que é exigido, e podem ser eliminados automaticamente.

Porém, evite realizar seleções demoradas e complicadas demais para os candidatos, até porque eles podem acabar desistindo e te deixando na mão. Seja prático e objetivo, mas sem tirar o foco que você traçou previamente. Você sabe exatamente os profissionais que procura, então não fique dando voltas. Escolha os candidatos que forem mais adequados para a função que será exercida e tiverem um know how construído ao longo do tempo. Analise quais são as habilidades, atitudes, e características que você e a sua empresa estão procurando nesse candidato.

Agora que você já tem a sua equipe formada, chegou a hora de trabalhar as potencialidades de cada um. Estabeleça um um perfil comportamental de cada colaborador e designe um plano de crescimento profissional, baseado em suas competências e habilidades, mas aliando os objetivos estratégicos da sua empresa àqueles previamente estabelecidos por você. 

Evidentemente este planejamento é muito mais simples de ser pensado do que de ser executado, e por isso é necessário que você não atropele as etapas. Defina primeiro o que sua empresa pretende, para selecionar a equipe de acordo com isso e aí sim, você vai poder desenvolver a capacidade dessas pessoas, sem que extrapole as suas determinações. Empresas que fazem uso desse tipo de gestão de pessoas obtêm melhores resultados e assertividade ao formar uma equipe, pois conseguem unir habilidades complementares ou divergentes, dependendo do que é esperado como meta. É fundamental que você incentive esse trabalho em equipe e valorize ao máximo o crescimento profissional de cada colaborador da sua empresa.

Para tanto, é também muito importante que os seus colaboradores tenham ciência do que se espera deles, qual o papel que devem exercer dentro da empresa, quais as expectativas que você e os demais gestores visam para o desenvolvimento do trabalho deles. Quando todos caminham no mesmo sentido, os resultados da equipe são potencializados e mais fáceis de serem atingidos.

Agora cabe falar das suas atribuições, da importância de um líder preparado para assumir suas responsabilidades. Liderança vai muito além do fato de exercer o poder. Um bom líder muitas vezes precisa mais ouvir do que falar, precisa entender as peculiaridades de cada função da sua equipe para que possa delegar atividades com sapiência. E, claro, cobrando com base na capacidade de cada um, sem atravessar o espaço e as limitações daqueles que compõem a equipe. Tal qual um técnico de futebol, que não deve cobrar ações de um atacante a um goleiro, você deve estar ciente do que está cobrando e de quem está cobrando, sabendo também exaltar as boas ações e os serviços bem realizados, trabalhando a autoestima e a motivação profissional da sua equipe. Os objetivos da sua empresa devem estar acima de tudo, porém respeitando as individualidades e os processos estabelecidos. Dessa forma você pode formar novas e localizadas lideranças, que vão movimentar a sua empresa, para além do seu constante comando. Mas para isso, é importante que você seja o exemplo, realizando boas práticas e se assumindo como um verdadeiro modelo de comportamento no trabalho.

Incentive a sua equipe a estar em constante diálogo, pois a troca de ideias entre as pessoas estimula a construção de saberes comuns. Na realidade, equipes eficientes conseguem respeitar diferentes opiniões e, por meio do diálogo, são capazes de construir uma ideia consolidada, extraída em conjunto por todos os que participam desse processo. É fundamental que os gestores estejam dispostos a propor ações e promover projetos em que todos os membros de uma mesma equipe possam dar suas opiniões, sugerindo melhorias ou apontando críticas construtivas. Ou seja, dar oportunidade e voz a contribuições de todos os colaboradores em processos participativos. Foi para isso que você selecionou com atenção a sua equipe e definiu bem suas funções: para que eles possam progredir sem a necessidade da sua constante e excessiva supervisão.

Seja direto e claro com a sua equipe, não faça círculos, seja transparente nas relações de trabalho, esse é um item muito importante para que as equipes estejam comprometidas em alcançar bons resultados para a organização. Estabeleça canais e fluxos de comunicação definidos e bem delineados, de modo que não haja desencontro de informações. É fundamental que os membros da sua equipe compreendam bem o que você espera deles. Todos da empresa precisam falar a mesma linguagem, isto é, estarem alinhados com a missão, visão e valores defendidos e idealizados por você e os demais gestores da sua empresa. Assim os processos irão fluir melhor, não havendo entraves no desenvolvimento de tarefas rotineiras e agilizando o trabalho, o que torna as equipes mais eficientes e coesas.

A organização e o planejamento são fatores determinantes para o bom desempenho da sua equipe de trabalho. Por isso o trabalho de cooperação deve ser muito incentivado, já que ninguém rende, ou rende muito menos do que poderia, trabalhando em lugares onde há muita competitividade e pouca cooperação. Cabe a cada profissional manter uma atitude ética e respeitosa para com seus pares de trabalho, preservando um ambiente agradável para trabalhar. Inclusive você pode agir fora do cronograma usual para mobilizar a sua equipe e transformar as suas relações interpessoais. Você pode melhorar consideravelmente o seu ambiente de trabalho e o clima de interação entre os colegas de profissão através de algumas atividades planejadas. Muitas empresas promovem dinâmicas e treinamentos comportamentais e nessas ocasiões é possível conhecer melhor o trabalho e o perfil de cada colega de trabalho em uma outra perspectiva. Além do que estão acostumados e sobrecarregados na rotina do dia a dia, constroem relações de amizade que serão refletidas na execução do trabalho. Entretanto deve ser sempre lembrado que são as lideranças, em todos os níveis, aqueles que possuem o papel de protagonistas na construção de um ambiente de trabalho excelente. Cabe a você essa visão ampla da equipe, percebendo as pequenas nuances comportamentais e localizando atividades que podem estar desestimulando aqueles profissionais que você sabe da capacidade, que você sabe o potencial a ser apresentado, mas que não estão conseguindo, por algum motivo apresentá-lo.

Todos os colaboradores gostam de receber incentivos pelo bom desenvolvimento de seu trabalho. Realizar campanhas de marketing, de vendas e de resultados focando em incentivos e prêmios, além de aumentar os resultados produtivos, também melhora o desempenho profissional dos colaboradores, que se sentem motivados na conquista dos benefícios. Profissionais felizes vão render muito mais, isto é uma certeza. Não adianta uma produção em grande escala, que não traga benefícios (não só financeiros, mas também emocionais) aos membros da equipe. Promover incentivos não significa apenas dar prêmios ou benefícios. Muitas vezes, valorizar um funcionário com cursos, participação em workshops e envolvimento em projetos especiais já representa um incentivo necessário para que o colaborador e sua equipe trabalhem com mais eficiência. Portanto, esteja sempre atento às necessidades da sua equipe. 

Os gestores e líderes precisam aprender a elogiar quando o trabalhador executa bem uma tarefa, incentivando-o a continuar progredindo e trazendo bons resultados para a empresa. Tal reconhecimento pode ser feito individualmente ou em grupo, dependendo da estratégia a ser adotada. O reconhecimento de boas práticas é tarefa importante para manter a motivação e a autoestima elevadas, a partir de cada um dos membros de uma equipe. Bons resultados são obtidos quando há análises reais e honestas sobre o desempenho de cada colaborador, apontando as falhas e os caminhos para corrigi-las. Seus funcionários são como atletas que precisam sempre estar ligados no jogo e dispostos a correr para que o time saia vitorioso nas partidas do dia a dia. A parte mental é um grande trunfo e, dessa forma, cabe um paralelo mais direto com a atividade dos jogadores de futebol, para que isso seja melhor explicitado:

  • Assim como os principais jogadores de futebol, o seu time precisa ter sempre foco e concentração. Aplicando seus esforços para que as metas sejam alcançadas.
  • A rotina do dia a dia começa muito antes de abrir o computador. Assim como para os jogadores, uma rotina bem estabelecida ajudará no atingimento dos objetivos.
  • Um bom jogador de futebol pratica várias vezes a mesma jogada, até aperfeiçoá-la. O mesmo deve ser feito pelo seu time, que precisa estar sempre estudando e praticando as táticas estabelecidas.
  • Para os atletas mais competitivos, treinar a sua mente é tão importante quanto a formação do seu corpo.
  • O treinamento mental é a chave para reduzir o estresse, controlar suas emoções, e desenvolver mecanismos de enfrentamento que irão manter uma atitude positiva em caso de jogos apertados.
  • A mente é como um espelho que segura imagens, ideias, pensamentos e palavras que usamos para descrever a nós mesmos. A autoimagem de um atleta dá forma a como ele funciona e age durante o jogo.
  • Escrever listas de tarefas e manter um cronograma pode ajudar você aumentar a concentração e manter-se organizado.
  • É muito importante ser organizado, mas o que realmente precisamos é de foco e concentração. Ser capaz de se concentrar no que precisa ser feito pode ajudá-lo a se transformar em um profissional melhor.

Não são apenas os atletas e jogadores profissionais que precisam controlar emoções e desenvolver mecanismos de enfrentamento. Essas técnicas de concentração podem ser positivas para todos os profissionais. A melhor maneira de garantir o aprendizado é através da prática. Praticar tudo que foi treinado ajuda os atletas a aprimorarem seu desempenho e elevarem o seu nível. Do mesmo jeito que é importante colocar em prática o que foi treinado em outros momentos, é importante esforçar-se nos treinos.

A partir da estruturação dessas ideias, você pode construir um equipe que joga junto, de maneira saudável e produtiva. Lembrando que, para tanto, é fundamental um técnico coerente e organizado, que segue de forma inteligente o seu planejamento, convicto dos seus objetivos, e também atento para as diversas movimentações. Deve estar pronto para mudar o esquema tático da sua equipe caso perceba que isto é necessário para seguir buscando o objetivo traçado.

Agora cabe a você refletir sobre os posicionamentos aqui expostos e adequar essas ideias ao que você busca, ao que você pensa. Não existem regras rígidas, e sim direcionamentos que podem ou não fazer sentido dentro da sua realidade profissional. O paralelo esportivo serve apenas para nos facilitar esse entendimento, dando um contorno mais nítido aos resultados esperados. Parece incrível que a paixão nacional pelo futebol também nos dá ferramentas que simplificam de leitura.

O que você acha?

Eu sou Rodrigo Mendonça, especialista em marketing e vendas, e caso você tenha se interessado por esse texto, divulgue e compartilhe com seus amigos e amigas. Esse pode ser um ponto de partida interessante que podemos aprofundar juntos. Entre em contato e marque uma mentoria gratuita comigo. Tenho certeza que você pode alcançar os resultados pretendidos para sua empresa e, quem sabe, ir ainda mais além. 

Compartilhe nas redes sociais

Posts recentes

Categorias

Entre em contato

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    14 + 16 =

    Nascida no Rio de Janeiro, somos uma empresa especializada em vendas pela internet e um dos nossos principais pilares é a humanização das relações com os clientes.

    Onde estamos:
    Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-904.