O marketing tem evoluído ao longo dos anos de acordo com as necessidades do mercado e da sociedade, sugerindo novas abordagens e técnicas para a promoção de produtos, pessoas, instituições e serviços. No início o marketing era responsável apenas pelas atividades de promoção, como anúncios e propaganda. Com o tempo o marketing tornou-se mais sofisticado, incorporando ferramentas de pesquisa e análise para compreender melhor o mercado e as necessidades dos consumidores. Atualmente, o marketing está envolvido em todas as etapas do processo de desenvolvimento de um produto ou serviço, desde a concepção até a pós-venda.
A publicidade, por exemplo, é uma das ferramentas mais antigas do marketing, sendo constantemente utilizada para atrair a atenção do público para um produto ou serviço. A publicidade pode assumir muitas formas, desde anúncios de televisão e rádio, a outdoors e anúncios em jornais e revistas. O marketing de relacionamento é outra técnica que tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas. Esta técnica tem como objetivo fidelizar os clientes e construir uma relação de longo prazo com eles. Para isso, as empresas podem oferecer descontos e brindes, bem como organizar eventos para os seus clientes.
O marketing também se adaptou às mudanças tecnológicas para criar novas formas de comunicação com o público, se adaptando também às mudanças dos hábitos de consumo. Neste ponto a Internet tem se mostrado um terreno absolutamente fértil, com as empresas recorrendo cada vez mais às redes sociais para promoverem seus produtos e serviços. As campanhas de marketing digital têm sido cada vez mais criativas e inovadoras, aproveitando ao máximo as ferramentas disponíveis na Internet.
A popularização da Internet a partir dos anos 1990 mudou completamente o jeito como as empresas costumavam trabalhar o seu marketing. Elas passaram a ter acesso a um público global e puderam criar estratégias mais direcionadas, como o marketing de conteúdo e o marketing digital. Mais posteriormente a ascensão das mídias sociais, que surgiram nos anos 2000 e se popularizaram nos últimos 10 anos, permitiu que as empresas criassem relacionamentos mais próximos com seus clientes , além de um diálogo mais direto com eles.
Como a comunicação é extremamente importante para a relação entre a marca e o cliente, a forma como ela é feita também precisa estar em constante evolução para acompanhar a mudança das tendências. Ainda não é possível dizer exatamente o que o marketing de amanhã será, mas já existem tendências que indicam o que está por vir. Se você quer ficar por dentro desses novos rumos e melhorar os seus resultados nas redes sociais, fique atento ao que vamos apresentar a seguir:
1. Live Stream
As lives são um dos formatos de conteúdo que mais cresceram nos últimos anos e já estão presentes nas redes sociais há algum tempo. Elas foram introduzidas primeiro no Facebook , com a opção de fazer transmissões ao vivo diretamente do perfil da página. Depois, surgiram também as lives do Instagram , do YouTube , do Twitter e do Snapchat.
Como são um tipo de conteúdo diferente do que era tradicionalmente postado nas redes sociais, elas ajudam a chamar a atenção e despertar o interesse do público. Além disso, permitem a interação ao vivo entre a pessoa/marca e o público, o que ajuda a criar uma relação mais próxima e a atrair novos seguidores.
As lives podem ser usadas para diferentes objetivos e ações de marketing, como para apresentar um novo produto, mostrar um novo espaço da empresa, fazer um tutorial, dentre outros. Como são bastante dinâmicas, ainda existem muitas possibilidades para explorar e alcançar os diferentes objetivos de marketing.
2. Vídeos curtos
A popularização do uso de smartphones trouxe uma mudança na forma como o conteúdo é consumido nas redes sociais. Com a facilidade de acesso à Internet e de compartilhamento de conteúdo, o público tornou-se cada vez mais exigente e imediatista, e prefere conteúdos que sejam rápidos e fáceis de serem consumidos.
Os vídeos são os formatos de conteúdo mais consumidos atualmente, principalmente quando se trata de conteúdos com base em histórias, ou que envolvem o estímulo de emoções. Como a atenção do público é cada vez mais volátil, é importante que os vídeos sejam curtos e expressivos, para que possam ser consumidos rapidamente.
Vale destacar também a popularização dos vídeos em “formato vertical”, ou seja, com o celular na posição tradicional quando é usado para realizar chamadas. Esse formato é o que mais se adequa à forma como o conteúdo é consumido atualmente, principalmente pelo fato de que a maioria das pessoas acessa a Internet pelo smartphone em qualquer lugar.
3. Aumento da interação
As redes sociais surgiram com a proposta de permitir que as pessoas se relacionem e compartilhem experiências. A interação entre as pessoas é uma das principais características das redes sociais e a forma como ela pode ser feita permite que se alcancem objetivos diversos no campo do marketing.
As marcas devem buscar interagir constantemente com o seu público para que possam fazer a diferença em relação aos seus concorrentes. Ao interagir, é possível criar um relacionamento mais próximo com o público que, além de permitir a criação de um diálogo direto com eles, pode ajudar a aumentar a fidelização dos clientes.
Como a interação é uma das principais características das redes sociais, é importante que ela se faça presente constantemente nas publicações. Além de estimular comentários, também é importante respondê-los, para que o diálogo seja mantido. Para isso, é importante que exista uma vigilância constante das redes sociais.
4. Mídia gerada pelo usuário
A mídia gerada pelo usuário é um tipo de conteúdo cada vez mais popular nas redes sociais. Esse conteúdo é produzido pelos usuários e compartilhado nas redes sociais com a marca, como um tipo de feedback e de interação. Além disso, esse tipo de conteúdo ajuda a gerar relacionamentos mais próximos entre a marca e o público, o que também faz com que aumente a fidelização dos clientes.
Para usufruir dos benefícios da mídia gerada pelo usuário é importante que as marcas estimulem o seu uso. Para isso, é sempre interessante que existam hashtags, e que o público saiba o que e como ele deve ser publicado. Além disso, é vital que a marca compartilhe o conteúdo gerado pelos usuários, fazendo com que seus seguidores notem que a marca está valorizando a interação.
5. Aumento da personalização
As redes sociais permitem que as marcas conheçam o perfil dos seus seguidores e criem estratégias de marketing mais direcionadas. Como a interação é uma das características principais das redes sociais, é importante que as marcas estimulem o diálogo com o público para que possam conhecê-los melhor.
Com a popularização do marketing digital, cada vez mais as marcas podem personalizar as suas ações de comunicação, de acordo com o perfil do público. Como existem vários tipos de ferramentas para monitorar a interação nas redes sociais, é possível identificar o perfil dos seguidores e criar ações de marketing mais direcionadas.
Como a personalização é um tipo de ação cada vez mais popular para que possam ter um relacionamento mais próximo com o público, é fundamental que as marcas invistam cada vez mais nesse tipo de atividade.
6. Aumento do uso de ferramentas
As ferramentas para a gestão das redes sociais são cada vez mais populares e ajudam a melhorar a interação com o público. Como a interação é uma das principais características das redes sociais, é necessário que sejam cada vez mais ativas e diretas.
As ferramentas para a gestão das redes sociais justamente permitem que as marcas controlem a interação com o público e também criem uma relação de diálogo mais direto com eles. As ferramentas também ajudam a identificar o perfil dos seguidores para que sejam criadas ações de marketing mais direcionadas.
Como a popularização das redes sociais é recente, principalmente do Facebook, ainda existem muitas possibilidades a serem exploradas pelas marcas. Como a interação é uma das principais características das redes sociais, é importante que as ferramentas sejam cada vez mais utilizadas pelas marcas, para que elas possam criar um relacionamento mais próximo com o público.
7. Aumento do uso de anúncios
As redes sociais permitem que as marcas criem diferentes tipos de anúncios, de acordo com o seu objetivo. Com a popularização das redes sociais o alcance das publicações é cada vez maior, e isso faz com que as marcas devam criar ações de marketing mais direcionadas.
As redes sociais permitem que as marcas criem anúncios para diferentes objetivos, como voltado para aumentar o engajamento, aumentar o alcance, aumentar as vendas, dentre outros. Como cada objetivo exige uma ação diferente, é importante que as marcas criem um plano para cada objetivo.
Como os anúncios nas redes sociais são cada vez mais populares, é importante que as marcas invistam cada vez mais nesse tipo de ação, para que possam aumentar o seu alcance e o seu número de seguidores.
8. Aumento da automação
As redes sociais são um tipo de canal de comunicação muito dinâmico e é importante que elas sejam atualizadas constantemente. Como a interação é uma das principais características das redes sociais, é importante que elas sejam constantemente atualizadas para que o público possa interagir com a marca.
Como a atualização das redes sociais é uma tarefa muito complexa, é importante que as marcas invistam em soluções de automação, para que possam ter um controle constante delas. As soluções de automação permitem que as marcas programem as suas postagens, além de permitir um constante monitoramento identificando o perfil do público que interage com ele.
Como a automação é uma solução cada vez mais popular, é importante que as marcas invistam cada vez mais nesse tipo de ação, mas que possam assumir pleno controle de sua comunicação.
9. Aumento da inteligência artificial
A popularização da inteligência artificial faz com que as redes sociais se tornem cada vez mais evoluídas, permitindo que as marcas criem um marketing mais direcionado.
A I.A. provoca a inspiração para a criação de anúncios com diversos objetivos, ora mais voltados para o aumento do engajamento, do alcance, das vendas, e muitos outros. Óbvio que cada objetivo exige uma ação diferente, e é importante que as marcas criem um plano para cada objetivo.
Como a inteligência artificial é uma solução cada vez mais popular, é importante que as marcas invistam cada vez na compreensão deste tipo de ferramenta, e sirvam de inspiração para criar, criticar, personalizar e publicar de forma mais eficaz nas redes sociais.
10. Aumento do engajamento
O último fator que deve ser destacado é o aumento do engajamento. Como as redes sociais são um canal de comunicação muito dinâmico, é importante que as marcas sejam capazes de provocar reações ativas por parte do público-alvo.
Mais uma vez, lançar mão de instrumentos de automação torna mais favorável a criação de soluções que aumentem essa troca de comunicação com o público. Como a automação permite o monitoramento constante das redes sociais, fica mais fácil identificar com quem a marca conversa e, por consequencia, potencializa de forma gradativa um maior engajamento.
Esses são alguns dos pontos que eu acredito serem mais relevantes sobre como o marketing evoluiu, especialmente nos últimos anos. É fundamental observar e ficar sempre atento aos avanços tecnológicos e às novas movimentações da sociedade e suas diferentes formas de se comunicar e se promover .
Eu sou Rodrigo Mendonça, especialista em marketing e vendas, e caso você tenha se interessado por esse texto, divulgue e compartilhe com seus amigos e amigas. Esse pode ser um ponto de partida interessante que podemos aprofundar juntos. Entre em contato e marque uma mentoria gratuita comigo. Tenho certeza que você pode alcançar os resultados pretendidos para sua empresa e, quem sabe, ir ainda mais além.